Home
Up

COFRAGEM MANTA

COFRAGEM RECUPERÁVEL PARA LAGES

                O sistema recuperável para lajes modelo MANTA, tem como objectivo de encofrar reticularmente toda uma laje de betão. De um modo simples, as operações de transporte, montagem, cofragem, desmontagem e armazenamento são tarefas fáceis dado serem só utilizados 4 elementos: vigas de escoramento, vigas intermédias, vigas finais e cabeçotes. Para a montagem e desmontagem é só necessário ter um martelo à mão, sendo fácil e não necessário mão de obra especializada.

        É um sistema seguro pois não é necessário mudar os prumos em nenhuma fase da obra, evitando sobre-esforço. O sistema e confortável dado permitir um vão livre de 2.00m entre os prumos no seu uso normal, evitando que obstrua outras tarefas que todas as obras têm. Permite além de tudo ter uma obra limpa e deixar passar um dumper debaixo da cofragem se for necessário.

        A cofragem MANTA permite ter uma laje cofrada e duas lajes escoradas utilizando unicamente 2,25 prumos/M2. Outra vantagem é que as vigas de escoramento têm uns encaixes de 25 em 25cm, onde permite colocar os cabeçotes e com eles colocar as vigas nas mais múltiplas posições, colocando-as  de maneira a evitar obstáculos tais como pilares, vigas, caixa de elevadores, vão de escadas etc.

        Se a laje é muito grossa há a possibilidade de utilizar vigas mais pequenas com 1.00m a 1.5m e aumentar o numero de vigas intermédias ou então usar vigas de 1.00m adaptadas para suportar cargas maiores que as habituais como lajes maciças. O sistema permite usar tabuleiros com as seguintes medidas: 

  • 0.97 x 0.50m        ou        1.00 x 0.50m

  • 1,97 x 0.50m        ou        2.00 x 0.50m

 

        Como podem ver a montagem da cofragem MANTA é  fácil e simples, bastando colocar os cabeçotes nas vigas de escoramento onde iremos colocar as vigas intermédias e as vigas finais. Com ajuda dos prumos levantamos o conjunto colocando de seguida as vigas intermédias e vigas finais à distancia desejada, em cima do sistema colocamos os tabuleiros de madeira ficando pronto a trabalhar. 

As vantagens: 

  • Sistema fácil, não requer mão de obra especializada.
  • Sistema simples, apenas 4 peças.
  • Sistema seguro, não há deslocamento de prumos.
  • Sistema cómodo, 2 metros de espaço ente os prumos.
  • Sistema rápido tanto na montagem como na desmontagem.
  • Sistema económico, apenas 2,25 prumos/m2 e menos peças por m2.

 

        Vista de cima.

 

  1. Prumo
  2. Viga de escoramento
  3. Viga intermédia
  4. Viga final
  5. Cabeçote
 

Para mais informações ou catálogos contacte-nos.

 

ANTÓNIO & JOÃO and the logo are registered trademarks of ANTÓNIO & JOÃO, LDA